Embaixo ou em baixo
Ambas as formas “embaixo” ou “em baixo” existem na língua portuguesa. Apesar de terem o mesmo som e escritas semelhantes, essas palavras tem significados diferentes, sendo usadas em situações bem distintas.
Como usar embaixo
A palavra “embaixo” é um advérbio de lugar. Ou seja, ela aponta a posição de um objeto, geralmente em relação a um outro que está a cima. Portanto, alguns sinônimos desta palavra são: a baixo, de baixo, inferiormente.
Exemplos
- O gato está embaixo da cama.
- A menina deixou o caderno embaixo dos livros.
- A chave caiu embaixo da estante.
- Alguém grudou chiclete embaixo da mesa.
Caso a frase esteja apontando para a localização de algo, se usa “embaixo”. Logo, se surgir alguma dúvida durante a escrita, substitua a palavra por algum sinônimo. Se a frase manter o seu sentido, então, a maneira que a palavra deve ser escrita é “embaixo”.
Como usar em baixo
Já o termo “em baixo” é formado pela preposição “em” juntamente com a palavra “baixo”, ocorrendo quando “baixo” aparece como adjetivo. Assim sendo, “em baixo” qualifica um substantivo na frase.
Exemplos
- Estavam conversando em baixo tom.
- A estampa da camisa é em baixo relevo.
- O filme está em baixa resolução.
- Esse áudio está em baixa qualidade.
No geral, caso haja uma adjetivação do substantivo na frase, a maneira correta de escrever é “em baixo”.
Apesar de ambas as formas existirem, “embaixo” ou “em baixo” possuem significados e usos muito distintos. Caso tenha alguma dúvida na hora de escrever, tente substituir por um sinônimo ou observar qual é o sentido da frase, entendendo o contexto para melhor usar a palavra. Sobre palavras com sons semelhantes, que tal conferir a matéria sobre mal ou mau?
Publicado em 9 de abril de 2020