Ficaram ou ficarão
Ficaram é utilizado para indicar uma ação no pretérito, ou seja, algo que já aconteceu. Veja:
Os meninos ficaram em último lugar.
Ficarão é utilizado para indicar uma ação no futuro, ou seja, algo que acontecerá. Observe:
As meninas ficarão com o troféu.
Quando usar ficaram
Ficaram é a forma conjugada do verbo ficar na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo. Assim, sempre que o pronome referenciado for eles ou elas, indicando que duas coisas ou mais permaneceram em algum lugar, não reagiram ou não saíram, deve-se utilizar essa forma. Entenda melhor com os exemplos:
Exemplos
- Os convidados ficaram sem palavras.
- Marcos e Bruna ficaram em casa.
- Eles ficaram enjoados de tanto comer.
- As crianças ficaram chateadas.
A ação está no passado, utilizou o plural, então, não há outra opção, a forma correta é ficaram.
Quando usar ficarão
Sabendo que ficarão é uma das conjugações do verbo ficar, o sentido não mudará muito. A diferença está no tempo verbal. Nesse caso, o futuro do presente. Também para a terceira pessoa do plural, utiliza-se essa forma somente se a ação ainda não aconteceu. Perceba:
Exemplos
- Se não forem convidados, Vitória e Enzo ficarão chateados.
- Semana que vem, os funcionários ficarão em casa.
- Continuem bagunçando e ficarão sem recreio!
- Seus pais ficarão orgulhosos de você.
Se é futuro, ficarão. Moleza, não é mesmo? Há uma regrinha que deixa esse assunto ainda mais fácil e pode ser aplicada em muitos outros verbos. A seguir, descubra tudo.
Terminação em -am X terminação em -ão
Tanto -am quanto -ão são terminações verbais e indicam a terceira pessoa do plural. Entretanto, o -am é referente ao pretérito, por exemplo, nasceram, comeram e viajaram. Já o -ão é referente ao futuro, por exemplo, nascerão, comerão e viajarão. Embora haja uma semelhança sonora, leia os verbos citados em voz alta para perceber que o sinal gráfico til (~) possui uma pronúncia um pouco mais forte.
Agora, é só aplicar a regrinha e compartilhar a informação com a galera, assim, todos ficarão por dentro do conteúdo. Aproveite e estude sobre outras formas verbais que dão um nó na cabeça: contem, contém ou contêm
Publicado em 24 de maio de 2022