Ajeitar ou ageitar
A forma correta é ajeitar, com j. A palavra “geito” está errada, portanto, deixe-a bem longe da sua escrita.
Exemplo: precisamos ajeitar nossa tática.
Ajeitar ou ageitar?
O verbo ajeitar indica a ação de harmonizar, arranjar ou ajustar algo. Com outras palavras, como diria o bom brasileiro, dar um jeitinho. Ainda, é sinônimo de arrumar, organizar e acomodar. Sempre grafada com j e nunca com g. Veja os exemplos em uso:
Exemplos
- Nem parece que já ajeitei o cabelo hoje.
- Aos poucos, a gente se ajeita.
- Antes de sair, ajeite sua bagunça.
- Grifei tudo o que você precisa ajeitar.
- Ajeita sua blusa, pois está torta.
Além de ajeitar, suas cognatas, isto é, palavras que possuem a mesma origem etimológica, também devem ser grafadas com j, entre elas, ajeitado, ajeitação e jeito. O mesmo vale para as conjugações desse verbo, veja a seguir.
Como conjugar o verbo ajeitar
Ajeitar é um verbo formado por derivação parassintética, ou seja, um prefixo e um sufixo dependentes são acrescentados à palavra primitiva. Nesse caso, a palavra primitiva é jeito, o prefixo é -a e o sufixo é -ar, formando, assim, ajeitar. Veja o verbo conjugado no presente:
Presente do indicativo
- (Eu) ajeito
- (Tu) ajeitas
- (Ele) ajeita
- (Nós) ajeitamos
- (Vós) ajeitais
- (Eles) ajeita
Acompanhadas de vogais, as consoantes j e g possuem o mesmo som. Geralmente, a grafia das palavras está relacionada à origem etimológica, nesse caso, jeito evoluiu do latim vulgar jactus. Agora, confira se o correto é: berinjela ou beringela, e descubra a origem desse vocábulo que dá uma caponata maravilhosa!
Publicado em 25 de maio de 2022