Cauda ou calda
Cauda é o apêndice da coluna vertebral de alguns animais, como o cachorro.
Exemplo: o cachorro está correndo atrás da cauda.
Calda é um líquido engrossado muito comum na culinária.
Exemplo: eu amo calda de morango.
Quando usar cauda
O substantivo feminino cauda vem do latim cauda, por isso, ele é grafado com ‘u’. Essa palavra está relacionada ao membro do corpo de alguns animais, entre eles, a vaca, o cavalo e o cachorro. É um apêndice fino e alongado na parte posterior. Como extensão, a palavra passou a ser usada para várias outras coisas que possuem formatos semelhantes, como cauda de vestido ou de avião. Veja os exemplos:
Exemplos
- A cauda do cometa brilhou no céu.
- A vaca abana as moscas com a cauda.
- O avião passou tão rápido que só deu para ver a cauda.
- Moça, cuidado para não pisar na cauda do vestido.
A cauda também é popularmente conhecida como rabo. A palavra só será grafada com ‘u’ nas situações apresentadas acima. Quando escrita com ‘l’, o significado é outro. Confira a baixo!
Quando usar calda
Calda também é um substantivo feminino. No entanto, diferentemente da palavra anterior, ela nomeia um líquido espesso, como a cobertura de pudim. Geralmente, é o resultado de um engrossamento de água e açúcar ou frutas. Também pode ser usada para outras soluções líquidas com aspecto mais grosso. Observe os exemplos:
Exemplos
- Pêssego em calda é o meu doce favorito.
- É muito difícil acertar o ponto da calda do pudim.
- O metalúrgico transformou o ferro em calda.
É muito importante conhecer a grafia correta das palavras, assim, você não corre o risco de colocar uma cauda no pudim de alguém. Então, confira como escrever auto ou alto e continue aprendendo sobre o assunto.
Publicado em 31 de outubro de 2022