Estória ou história

Escrito por

Prof. de Português

Estória ou história? Você sabe qual é a forma correta de escrever esta palavra? Se você respondeu que as duas estão corretas, você acertou! No entanto, elas devem ser usadas em contextos diferentes, já que possuem significados diferentes. Como assim? Vamos entender melhor:

Como usar a palavra “história”

O substantivo “história” significa sequência de fatos ou ações. Logo, deve ser usada quando se quer fazer referência à realidade. Confira os exemplos:

Exemplos

  • Nossos pais nos contaram a história sobre como se conheceram.
  • A história do Brasil tem início muito antes da chegada dos portugueses
  • Nas apresentações, ela sempre conta a história de vida dela.

A palavra “história” tem outros significados e, consequentemente, pode ser usada em outros contextos, os quais você pode conferir ao final desta matéria.

Como usar a palavra “estória”

A palavra “estória”, por sua vez, está mais relacionada a uma narrativa de cunho popular e tradicional, como contos folclóricos e contos de fada. Observe os exemplos a seguir:

Exemplos

  • Você já ouviu a estória do Saci Pererê?
  • Quando eu era pequena, minha mãe sempre me contava a estória da Branca de Neve antes de dormir.
  • As estórias do folclore brasileiro dizem muito sobre nossa cultura.

No entanto, há quem defenda que o substantivo “história” também poderia ser usado nos exemplos acima e, portanto, a palavra “estória” é desnecessária. Por isso, este termo, atualmente, é considerado arcaico.

Outros usos da palavra “história”

Como afirmado anteriormente, a palavra “história” pode ser usada de outras formas, além das já citadas aqui. Confira:

  • História como ciência: Este substantivo pode ser usado com sentido de ciência ou disciplina escolar. Nestes casos, deve-se usar letra maiúscula, por exemplo, “a minha matéria favorita é, sem dúvidas, História”;
  • História como sinônimo de “estória”: O termo “história” também pode ser usado como sinônimo de “estória” – termo considerado arcaico hoje em dia -, por exemplo, “as histórias do folclore brasileiro dizem muito sobre nossa cultura”;

E aí, gostou das dicas? Por que não aproveita e compartilha esta matéria com um amigo? Agora, por falar nisso, você sabe como usar porque, porquê, por que ou por quê?

Atualizado em 01 julho, 2020

Daniella Paes

Professora, redatora e revisora. Apaixonada por gente, por chá e pela arte de se comunicar por meio da linguagem.