Abaixo ou a baixo
Abaixo é usado para indicar uma coisa em posição inferior. Neste caso, “abaixo” pode aparecer relacionado a um lugar físico ou apontando algo de menor importância.
Quando escrever um e-mail, coloque seu nome abaixo do texto.
A baixo é usado como um sinônimo de “para baixo”. Este termo é formado pela preposição “a” e pelo substantivo “baixo” e pode se relacionar à ideia “de cima” ou “de alto”.
Vasculhou o apartamento de cima a baixo, mas não achou o que estava procurando.
Quando usar abaixo
A palavra “abaixo” é um advérbio – palavra que tem como função modificar o verbo – de lugar. Assim, este termo indica algo que está em posição inferior a algum referente, podendo ser física ou relacionada a importância.
Exemplos
- Durante a monarquia, o marquês ficava abaixo do duque na hierarquia.
- Ela assinou seu nome abaixo da dedicatória do livro.
- Você precisa assinar o seu nome abaixo do documento para preenchê-lo.
- No e-mail, as imagens vão abaixo do texto.
Além disso, a palavra “abaixo” também forma a expressão “abaixo-assinado”, um documento assinado por várias pessoas, geralmente solicitando algo. Ademais, alguns dos sinônimos de abaixo são: embaixo, a seguir, inferior etc.
Quando usar a baixo
A expressão “a baixo” é formada pela junção da proposição “a” e o substantivo “baixo”. Desta forma, este termo geralmente é usado para formar uma interação com “de cima” ou “de alto”.
Exemplos
- Olhou a pessoa de alto a baixo procurando algo familiar.
- As crianças andaram de cima a baixo pelo bairro, mas não acharam a bola.
- Ela anda de cima a baixo no seu carro.
- Inspecionou a casa de alto a baixo antes de decidir entrar.
“A baixo” pode ser um sinônimo de “para baixo” ou “em baixo”. Geralmente, esta expressão vem acompanhada de “de cima” ou “de alto”.
Apesar de serem palavras bem parecidas, os termos têm sentidos diferentes e são usados em situações distintas. Se você achou interessante, veja a matéria sobre sede ou cede e aprenda mais sobre a língua portuguesa!
Atualizado em 15 junho, 2020