Adivinha ou advinha

A forma correta é adivinha, sempre que essa palavra for conjugada a partir do verbo adivinhar. Por exemplo: Adivinha quem veio me visitar ontem?

Adivinha ou advinha?

Na Língua Portuguesa, há muitas palavras iniciadas com “AD” que possuem o “D” mudo, entre elas: admitir, advogado e admiração. Entretanto, esse não é o caso do verbo “adivinhar”. Derivado do latim “addivinare”, esse vocábulo, bem como todas suas variações, sempre será grafado com a sílaba “di”. Portanto, a única forma correta é adivinha.

A palavra “advinha” existe, porém, ela é a conjugação do verbo “advir” na primeira e na terceira pessoa do pretérito imperfeito do indicativo, e significa vir depois. Por exemplo: quando morei em Curitiba, sempre advinha uma chuva inesperada. Para não confundir, observe as frases em que adivinha (de adivinhar) foi usada corretamente:

Exemplos

  • Maria lê a mão e adivinha o futuro.
  • Adivinha o que me aconteceu hoje!
  • Eu queria uma bola de cristal que adivinha tudo.
  • Meu pai olha para o céu e adivinha se vai chover.

Não dá para adivinhar a forma correta das palavras! Por isso, continue estudando e aprenda também como escrever: aumento ou almento?

Suélen Domingues

Formada em Letras Português/Inglês, pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Literatura e Historicidade. Poeta. Revisora. Redatora. Contra a violência do mundo a violência da palavra.