Agente ou a gente
Algumas expressões são muito usadas no dia a dia das pessoas, principalmente na fala informal. Entretanto, quando aparece a necessidade de passá-las à escrita, a ortografia pode não estar muito explícita para todos. É este o caso de “agente” ou “a gente”. Embora pronunciadas da mesma forma, estes dois termos possuem sentidos muito diferentes, sendo usados em situações distintas.
O que significa e como usar a gente
“A gente” é uma locução pronominal análoga ao pronome pessoal reto de primeira pessoa do plural “nós”. Geralmente, este termo é utilizado em contextos informais e, apesar de corresponder a um pronome no plural, os verbos que o seguem são conjugados no singular.
Exemplos
- A gente foi no cinema ontem;
- Eles gostam de futebol. A gente prefere basquete;
- A gente sabe dirigir;
- A gente pode ir para casa agora?
Como é um termo informal, “a gente” dificilmente será encontrado em textos formais, como dissertações, especialmente considerando que alguns gêneros textuais demandam impessoalidade em sua escrita. Contudo, esta locução pronominal pode ser vista em situações informais, como alguns textos literários, mensagens eletrônicas e mídias sociais.
O que significa e como usar agente
A palavra “agente” é um substantivo de dois gêneros, ou seja, ela não apresenta flexão de gênero. Portanto, a mesma palavra é usada tanto no masculino quanto no feminino. Este termo indica uma pessoa que opera, que age.
Exemplos
- Ela é uma agente secreta;
- Eles são agentes funerários;
- Os agentes da saúde trabalham muito;
- A agente educacional está na secretaria da escola.
“Agente” se contrapõe a “paciente”. Logo, está relacionado a atividades, capacidade de agir. É interessante notar que, no caso de uma frase em voz passiva analítica (constituída do verbo auxiliar “ser”, juntamente com um verbo principal no particípio passado), pode aparecer o agente da passiva, o autor do verbo imposto sobre o sujeito passivo.
Vimos como usar a gente ou agente. Usada em contextos informais, “a gente” é uma locução pronominal equivalente ao “nós” no qual o autor da frase está inserido mantendo o verbo no singular. Já “agente”, trata-se de substantivo sem flexão se gênero indicando um sujeito que age, representante de cargos ou como agente da passiva. Se você também se confunde com os vocábulos mal ou mau, aprenda como usar de uma vez por todas!
Atualizado em 15 outubro, 2020