Alto ou auto
Auto é uma palavra que pode exercer função de substantivo masculino, indicando um ato público, narração escrita de um ato solene, peça dramática ou automóvel. Além disso, também pode ser um elemento de composição, representando algo relacionado a automóvel e, mais comummente, exprimindo a noção de si próprio, por si só.
Devemos praticar o auto-cuidado.
Alto é um adjetivo que indica algo que não é baixo, elevado. Além disso, pode ser um substantivo masculino que indica o ponto mais alto, ou cume, de alguma coisa, geralmente um lugar.
Ele é mais alto do que seu irmão.
Quando usar auto
“Auto”, como já foi dito, pode ter vários sentidos. Esta palavra, caso seja usada como substantivo masculino, pode indicar um ato público, narração escrita de um ato solene ou peça dramática. Também como substantivo pode se referir a automóvel. No caso de ser usada como elemento de composição, ela pode tanto ser uma abreviação da ideia de automóvel quanto referenciar a noção de si próprio.
Exemplos
- O Auto da Compadecida é um clássico do teatro brasileiro.
- Estava dirigindo na autoestrada e acabou se perdendo.
- Autoestima é uma coisa muito importante.
- Estou lendo a autobiografia da Rita Lee.
Dessa forma, a palavra “auto” possui várias funções. Atualmente, ela é mais usada para se referir a noção de si próprio, como no caso de “autoestima” e “auto-cuidado”, que muitas vezes é substituído pela sua versão inglesa self care.
Quando usar alto
Assim como já foi dito, “alto” é geralmente usado como adjetivo e indica algo que não é baixo, elevado. Além disso, quando usado como um substantivo masculino, representa o ponto mais alto, ou cume, de algo, geralmente um lugar.
Exemplos
- Há um castelo no alto da montanha.
- Esse armário é muito alto. Não consigo alcançar a última prateleira.
- Ele é o mais alto de todos os irmãos.
Portanto, “alto” carrega o conceito de altitude, elevação. Esta palavra pode ser aplicada tanto para coisas e lugares quanto para seres vivos, como plantas, animais e pessoas. Alguns sinônimos de “alto” são: crescido, superior, erguido etc.
Palavras com a mesma fonética: homófonos
Homófonos são palavras que, apesar de escritas de maneira diferente, possuem a mesma fonética, ou seja, a mesma pronúncia. Assim, várias palavras da língua portuguesa podem ser consideradas homófonas – inclusive “auto” e “alto” – que apresentam grafias distintas, porém, na pronúncia, produzem o mesmo som. Neste caso, para que a diferenciação seja possível, é importante se atentar ao contexto no qual a palavra está inserida.
Exemplos
- Concerto: orquestra musical; conserto: ato de arrumar algo.
- Acento: sinal gráfico; assento: lugar em que se senta.
- Cela: comodo pequena, geralmente compartimento da prisão; sela: assento usado para cavalgar.
Portanto, assim como os exemplos acima, “auto” e “alto” são palavras homófonas, possuindo escrita diferente e mesma fonética. Elas podem ser diferenciadas pelo seu contexto, já que seus significados são bem diferentes uns dos outros. Se você quer saber mais sobre a língua portuguesa, veja a matéria sobre cedo ou sedo e continue aprendendo!
Atualizado em 22 junho, 2020