A forma correta é analisar porque, assim como o substantivo análise, o verbo analisar também deve ser escrito com “s”. A seguir, compreenda!
Analisar é um verbo formado por derivação sufixal. Assim, acrescenta-se o sufixo vebal -ar ao substantivo análise, formando o verbo analisar. Desse modo, a palavra analizar, com “z”, está incorreta. O verbo mantém o “s” do seu radical. Confira os exemplos!
O uso das consoantes “s” e “z” entre vogais gera dúvidas, pois o som é o mesmo. Não há uma regra definida sobre quando usar uma ou outra, geralmente é preciso conhecer a origem da palavra, por exemplo: desenho – desenhar; fértil – fertilizar. Entretanto, para facilitar, basta observar: os substantivos que têm “s” na última sílaba, em geral, ao acrescentar o sufixo verbal, formam verbos com “s”, por exemplo: pesquisa – pesquisar; preciso – precisar.
Com o macete dos substantivos que têm “s” na última sílaba, ficou fácil aprender o conteúdo! No entanto, é preciso continuar estudando. Então, confira a matéria faze ou fase e aprenda cada vez mais.