Atrás ou atraz

A forma correta é atrás, porque corresponde ao advérbio que indica um determinado lugar ou tempo. Exemplo: “fiz uma faxina daquelas e encontrei seu sapato atrás da geladeira”. Entenda a confusão entre atrás e atraz.

Por que erramos?

Atrás, grafado com “-s” e acento, é um advérbio que indica um lugar posterior a parte que se vê (advérbio de lugar) ou um tempo anterior, ou seja, o passado (advérbio de tempo). Geralmente, confundimos a escrita deste advérbio com a conjugação do verbo “trazer” na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele/ela/você traz), visto que ambos os termos têm sonoridade parecida. Entretanto, eles não possuem ligação de sentido, pois o verbo “trazer” expressa a ideia de conduzir ou transportar algo.

Ademais, “atrás de” também é uma expressão bastante utilizada para expressar ideias como: “logo a seguir”; “em busca de”; “procurando alcançar”; “em condição de inferioridade” etc.

Exemplos

  • “Depois de se secar, pendure a toalha atrás da porta” (advérbio de lugar).
  • “Eu morava naquela casa há dez anos atrás” (advérbio de tempo; neste caso, o “atrás” é termo redundante servindo de ênfase, pois o verbo “haver” já indica a passagem do tempo).
  • “Onde você estava? Seu pai está atrás de você há horas!” (advérbio de lugar).
  • “João anda atrás de emprego há meses” (expressão).

Atrás e atraz? Retomando, deve ser atrás, advérbio grafado com “s” e acento. Para estudar mais sobre o assunto, que tal ler outro tipo de confusão parecido e responder: você sabe quando usar trás ou traz?

Érica Paiva Rosa

Professora, redatora e produtora cultural. Mestre em Letras e apaixonada por literatura.