Catorze ou quatorze

Quatorze ou catorze? As duas formas estão corretas na língua portuguesa. Isto significa que, apesar de serem grafadas e pronunciadas de formas diferentes, estas duas variações podem ser usadas para se referir ao número 14.

Quatorze ou catorze?

Estas duas variantes, quatorze e catorze, tem como origem a palavra quattuordecim. No entanto, para que soasse melhor, a palavra “catorze” teve sua grafia e pronúncia alterada de “qu” para “ca”. Hoje em dia, as duas são usadas na língua portuguesa, estão corretas e têm o mesmo significado. Confira os exemplos abaixo:

Exemplos

  • A minha avó teve quatorze filhos.
  • Ela precisava encontrar catorze livros com o tema determinado pela professora.
  • Para fazer esta receita, é necessário usar quatorze ovos.
  • O quarto tem catorze metros quadrados.

Simples, não é mesmo? Como as duas variantes estão corretas, é impossível errar!

Palavras com formas gráficas variantes

As palavras com formas gráficas variantes são várias na língua portuguesa. Elas consistem em palavras que podem ser grafadas e pronunciadas de duas formas diferentes, ambas corretas, sem que haja alteração de sentido. Veja, a seguir, alguns exemplos:

Exemplos

  • Enfarte e infarto: estas duas variantes estão corretas. Logo, é possível usar amabas, por exemplo: “ela quase teve um enfarte”/”ela quase teve um infarto”.
  • Louro e loiro: assim como no exemplo anterior, ambas variantes estão corretas, por exemplo: “o cabelo dela é louro”/”o cabelo dela é loiro”.
  • Azaléa e Azaleia: este é mais um exemplo de palavras com formas gráficas variantes, seria possível dizer: “Azaléa é uma flor muito bonito”/”Azaleia é uma flor muito bonita”.

Além dessas, existem muitas outras palavras variantes na língua portuguesa. Interessante, não é mesmo?

Videoaulas sobre o uso catorze ou quatorze

Que tal assistir a um vídeo para fixar melhor o que aprendemos?

Como se escreve? Catorze ou quatorze?

Nesta videoaula, você terá acesso a outros exemplos de palavras com formas gráficas variantes.

Muito simples, não é mesmo? Compartilhe com um amigo para que ele possa, assim como você, aproveitar estas dicas. Está a fim de aprender mais? Entenda agora quando você deve usar afim ou a fim e escreva sem medo.

Daniella Paes

Professora, redatora e revisora. Apaixonada por gente, por chá e pela arte de se comunicar por meio da linguagem.