Quatorze ou catorze? As duas formas estão corretas na língua portuguesa. Isto significa que, apesar de serem grafadas e pronunciadas de formas diferentes, estas duas variações podem ser usadas para se referir ao número 14.
Estas duas variantes, quatorze e catorze, tem como origem a palavra quattuordecim. No entanto, para que soasse melhor, a palavra “catorze” teve sua grafia e pronúncia alterada de “qu” para “ca”. Hoje em dia, as duas são usadas na língua portuguesa, estão corretas e têm o mesmo significado. Confira os exemplos abaixo:
Simples, não é mesmo? Como as duas variantes estão corretas, é impossível errar!
As palavras com formas gráficas variantes são várias na língua portuguesa. Elas consistem em palavras que podem ser grafadas e pronunciadas de duas formas diferentes, ambas corretas, sem que haja alteração de sentido. Veja, a seguir, alguns exemplos:
Além dessas, existem muitas outras palavras variantes na língua portuguesa. Interessante, não é mesmo?
Que tal assistir a um vídeo para fixar melhor o que aprendemos?
Nesta videoaula, você terá acesso a outros exemplos de palavras com formas gráficas variantes.
Muito simples, não é mesmo? Compartilhe com um amigo para que ele possa, assim como você, aproveitar estas dicas. Está a fim de aprender mais? Entenda agora quando você deve usar afim ou a fim e escreva sem medo.