Ceder ou seder
A forma correta é ceder porque se trata de uma palavra com origem no termo latino cedere, escrito com “c”. Exemplo: “Não haveria remédio senão ceder à vontade da criança […]” (Júlia L. Almeida, A Intrusa). Entenda a confusão entre as formas “ceder” e “seder”!
Ceder ou seder?
A forma correta deste verbo é “ceder”, escrito com “c”. Isso porque ele tem origem na palavra latina cedere, também escrita com essa consoante. Ademais, a consoante pode ter diversos sons. Seguida por “i” e “e”, assume similar ao “s” na sílaba inicial. Por isso, confundem-se as formas. “Ceder” possui diversos significados, dentre eles, destacam-se: 1) dar, entregar, transferir; 2) perder intensidade, diminuir; e 3) não resistir, sucumbir. Veja a seguir um exemplo para cada um desses significados.
Exemplos
- 1) ”Ucha aproximou-se, e Pedro levantou-se para lhe ceder o lugar” (Adonias Aguiar, Corpo vivo).
- 2) ”Embora a febre começasse a ceder, Dulce permanecia debilitada, sempre tossindo, a voz rouca e meio cavernosa” (O. G. Rêgo de Carvalho, Somos Todos Inocentes).
- 3) ”Ele deixara a francesa, sim, senhores; parecia ceder ao conselho da mãe […]” (Júlia Lopes de Almeida, A Falência).
Pronto! Agora você já sabe como escrever a palavra “ceder” e alguns dos seus significados. Para aprender mais sobre a grafia correta das palavras, acesse a matéria e descubra a forma correta: será enxergar ou enchergar?
Atualizado em 18 agosto, 2020