Cedo ou sedo

Cedo é usado como advérbio de tempo, indicando um momento antes da hora esperada ou como a conjugação na primeira pessoa do singular do verbo “ceder”.

Eu sempre cedo durante competições.

Chegamos muito cedo e ainda falta meia hora para o filme começar.

Sedo é usado para indicar o ato de acalmar. Esta palavra corresponde a conjugação do verbo “sedar” na primeira pessoa do singular.

Eu sedo os meus pacientes antes da cirurgia.

Quando usar cedo como advérbio

Assim como já foi dito, a palavra “cedo” pode exercer função de advérbio. Ou seja, modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Neste caso, este termo indica algo antes da hora marcada, antes do tempo ou antes do esperado.

Exemplos

  • Como não havia trânsito, chegamos mais cedo em casa.
  • Ela acordou cedo e se preparou para o dia.
  • O galo da minha avó sempre canta muito cedo.
  • Saí mais cedo de casa para não me atrasar.

Portanto, a palavra “cedo” usada como advérbio está relacionada ao tempo, indicando um momento que ocorreu antecipadamente, podendo também se referir ao começo da manhã. Alguns sinônimos dessa palavra são: com antecedência, antecipadamente, ao alvorecer etc.

Quando usar cedo como verbo

Por outro lado, o uso de “cedo” como verbo expressa algo bem diferente. “Cedo” é a conjugação em primeira pessoa do singular do verbo “ceder” que significa desistir, abrir mão, conceder, entre outros.

Exemplos

  • Eu cedo meu lugar aos idosos ou às pessoas grávidas quando estou no ônibus.
  • Eu não gosto de brigar. Então, sempre cedo em discussões.
  • Quando as crianças começam a fazer birra, eu cedo.
  • Eu nunca cedo quando estou jogando com meu irmão mais novo.

Assim, “cedo” como a conjugação em primeira pessoa do singular do verbo “ceder” indica abrir mão ou desistir de algo. Alguns sinônimos deste verbo são: conceder, transferir, renunciar, sucumbir ou concordar (especialmente após um debate prévio).

Quando usar sedo

Já a palavra “sedo” escrita com “s” apresenta apenas uma possibilidade de uso. Este termo corresponde à conjugação do verbo “sedar” em primeira pessoa do singular e significa acalmar, administrar um sedativo.

Exemplos

  • Como anestesista, sedo os pacientes antes de operações.
  • Como dentista, eu sedo a boca dos pacientes antes de extrair o siso.
  • Eu sedo meus pacientes com muito cuidado.

Logo, “sedo” indica o ato de acalmar ou, em alguns casos, anestesiar algo ou alguém. Assim, alguns dos sinônimos desta palavra são: anestesiar, acalmar, entorpecer.

Portanto, apesar de serem semelhantes tanto na sua escrita quanto na fala, as palavras “cedo” ou “sedo” apresentam significados e usos extremamente diferentes. Agora, se você gostou deste assunto e deseja ser ainda mais esclarecido em matéria de língua portuguesa, veja também a sobre comprimento ou cumprimento e continue aprendendo!

Ícaro Gonçalves

Formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), cursando bacharelado em tradução. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).