Cela é um substantivo feminino usado para indicar um pequeno quarto ou um compartimento prisional.
Ele está na cela.
Sela é, assim como “cela”, um substantivo feminino. Por sua vez, esta palavra representa um assento acolchoado, geralmente colocado em cavalos para montaria. Além disso, pode ser a conjugação em terceira pessoa do singular (ele/ela) do verbo “selar” que significa pôr selo em, efetivar, concluir etc.
A sela está no estábulo.
Assim como já foi dito, “cela” é um substantivo feminino usado para se referir a um pequeno cômodo, especialmente um compartimento em uma prisão onde os prisioneiros são mantidos. Além disso, pode indicar um aposento individual em um convento ou mosteiro. No caso de apicultura, pode indicar um alvéolo do favo de mel.
Logo, “cela” indica um cômodo pequeno e, geralmente, utiliza-se em contexto prisional. Alguns sinônimos da palavra são: cárcere, cubículo, alcova, alvéolo, favo etc.
A palavra “sela”, como foi mencionado, indica o assento que o cavaleiro usa para montar no cavalo ou boi. Além disso, também pode estar relacionada à conjugação em terceira pessoa do singular (ele ou ela) do verbo “selar” que indica efetivar, fechar, pôr selo, concluir.
Assim, “sela” pode ser usado em dois contextos distintos: tanto como o assento colocado em cavalos quanto uma conjugação do verbo “selar”. Para se certificar qual desses sentidos será usado na frase, observe o contexto e o sentido buscado pelo enunciado.
Portanto, apesar de serem palavras homófonas – isto é, pronunciadas da mesma maneira) -, “cela” e “sela” possuem sentidos e usos bem distintos. Caso queira saber mais sobre termos com sons parecidos, veja a matéria sobre cedo ou sedo e continue aprendendo!