Certo ou serto

A forma correta é certo, porque corresponde à palavra que tem origem no termo latino certum, também grafado com “c”. Exemplo: “volte ao mercado e compre o macarrão certo”. Entenda a confusão entre certo ou serto!

Certo ou serto?

O termo certo possui diversas classificações e significados. Enquanto adjetivo, indica algo que é correto, exato, garantido, ou seja, que não suscita dúvida ou apresenta irregularidades. Já como pronome indefinido, indica uma quantidade, pessoa ou algo indeterminado. Como advérbio transmite as ideias de certeza e de que algo foi feito corretamente, com precisão; por fim, como substantivo, nomeia algo considerado correto, adequado. A dúvida sobre a grafia desta palavra surge porque a consoante “c” antes das vogais “e” e “i” tem o mesmo som que a consoante “s” (exemplo: coceira, sensível, agência, símbolo), mas, conforme vimos, “certo” é grafado com “c” em função de sua etimologia.

Exemplos

  • Não tenho a peça certa para o seu aparelho, mas posso encomendar.
  • Certas pessoas não têm caráter algum.
  • Ele só trabalha certo na frente da patroa.
  • Não me arrependo! Tenho certeza de que fiz o certo.

Lembre-se: assim como a palavra “certo”, suas cognatas também são escritas com “c”: certeza; certamente; certificado etc. Leia a nossa matéria cena ou sena para aprender mais sobre o assunto e acertar sempre na grafia!

Érica Paiva Rosa

Professora, redatora e produtora cultural. Mestre em Letras e apaixonada por literatura.