A forma correta é chovendo, porque é uma palavra derivada do verbo “chover”. Desse modo, as palavras que derivarem da palavra primitiva “chover” serão formadas a partir de seu radical “chov-” – perceba que todas as conjugações verbais de chover mantêm esse radical. Chovendo é a forma nominal no gerúndio desse verbo.
A confusão entre a utilização de chovendo e chuvendo, provavelmente, origina-se da incerteza sobre a sua palavra primitiva. Assim, muitas pessoas imaginam que a palavra pode ser derivada do termo “chuva”, no entanto “chuva” é um substantivo. Seu radical “chuv-” pode formar outras palavras como “chuvisco”, “chuvarada” e “chuveiro”, mas, nesse caso, as formas verbais são formadas não a partir de um substantivo (palavra “chuva”) e sim do verbo “chover”.
Agora você já sabe o porquê dessa confusão na escrita de chovendo. É só lembrar que ela é derivada do verbo “chover”, que você conseguirá perceber a semelhança entre os radicais. Gostou da matéria? Então compartilhe com os amigos. Continue aprendendo: você sabe a diferença entre saio e saiu?