Coco ou cocô

O nome da fruta é coco porque as palavras paroxítonas terminadas em “o” não devem ser acentuadas. Exemplo: “estar embaixo de outra palmeira como aquela, cartão-postal, um coco verde nas mãos” (Angela Abreu, Santa Sofia).

Coco ou cocô?

A forma correta do nome da fruta é “coco”, sem acento. Para entendermos o motivo disso, primeiramente precisamos ter em mente que “coco” é uma palavra paroxítona, isto é, sua sílaba mais forte é a penúltima. O próximo passo é conhecer a regra de acentuação para as palavras paroxítonas: são acentuadas apenas as palavras paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s) e um(uns). Diante disso, chegamos à conclusão de que, como a palavra “coco” termina em “o”, ela não é acentuada. Vejamos alguns exemplos com essa palavra.

Exemplos

  • “Tomei água de coco, agora com um pouco de aguardente, ofereci, ele não aceitou” (José Louzeiro, Devotos do Ódio).
  • ”[…] Alzirinha gritou, passando a mão pelos cabelos crespos, untados de óleo de coco: – Õ pasmaceira!” (Francisco I. Peixoto, Chamada Geral: Contos).

Com esta explicação, você nunca mais vai passar por situações embaraçosas ao escrever o nome da fruta do coqueiro! Se você quiser comprar 1 kg de coco? Será kilo ou quilo? Qual a forma correta? Descubra agora!

Kátia Cortez

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá.