De novo ou denovo

Algumas expressões na língua portuguesa acabam levantando perguntas sobre a sua escrita, principalmente se elas possuem duas palavras. Afinal, é “de novo” ou “denovo”? A maneira correta de escrever este termo é separado, ou seja, “de novo”. O segundo jeito, “denovo” com todas as palavras juntas, não existe no português. Isto é, não é usado.

Exemplos de “de novo”

“De novo” é uma locução adverbial, isto é, duas ou mais palavras que, juntas, atuam como advérbio mudando o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio. No caso, esta locução expressa ideia de repetição, ou seja, de algo que acontece mais de uma vez, novamente.

Exemplos

  • Eu não quero assistir este filme de novo! Vamos ver outro.
  • O arroz queimou de novo. Já é a terceira vez!
  • Como os alunos não entenderam, a professora explicou a matéria de novo.
  • De novo, o semáforo da rua está quebrado.

Não confundamos mais se é “de novo” ou “denovo”. A maneira correta de escrever “de novo” é separado, pois é uma locução adverbial que representa o conceito de repetição. Se você quer ver mais palavras que causam confusão sobre se são escritas juntas ou separadas, veja a matéria com certeza ou concerteza para aprender mais sobre este assunto!

Ícaro Gonçalves

Formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), cursando bacharelado em tradução. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).