De repente ou derrepente

A forma correta é de repente, pois trata-se de uma locução adverbial. Logo, usam-se duas palavras separadas: eu já estava indo procurá-la quando, de repente, ela chegou.

De repente ou derrepente?

Como já dissemos, “de repente” é uma locução adverbial, ou seja, duas palavras que, juntas, têm função de advérbio. É muito comum haver confusão em relação a esta locução, pois, quando falamos, as duas palavras vem sempre juntas e desencadeadas. Por isso, a sonoridade pode causar confusão dificultando a identificação de qual é a forma correta de escrevê-la. Confira, a seguir, alguns exemplos de quando devemos usar “de repente”:

Exemplos

  • De repente, ele apareceu em casa.
  • Eu já estava voltando para casa quando, de repente, começou a chover.
  • Ela estava caminhando e, de repente, desmaiou

A locução verbal “de repente” pode ser substituída por um de seus sinônimos, como subitamente ou repentinamente, por exemplo: “Ela estava caminhando e, subitamente, desmaiou”.

Quando não usar de repente

Apesar de, muitas vezes, usarmos o termo “de repente” com sentido de talvez no dia a dia, em um contexto formal, este uso é inadequado, pois não corresponde ao real significado desta palavra. Confira a seguir, como não utilizar “de repente”:

Exemplos

  • De repente, o professor chega antes da prova e, então, teremos um tempo para tirar nossas dúvidas.
  • Consulte seu saldo. De repente, o dinheiro já caiu na sua conta.
  • De repente, ele pedirá a mão dela em casamento na festa da família.

Simples, não é? Agora, além de saber como escrever “de repente” corretamente, você também sabe como não utilizar este termo. Compartilhe com um amigo para vocês, juntos, não irem mal em nenhuma prova. Por falar nisso, você sabe qual é a forma certa: exceção ou excessão?

Daniella Paes

Professora, redatora e revisora. Apaixonada por gente, por chá e pela arte de se comunicar por meio da linguagem.