Debaixo é um advérbio de lugar quando escrito junto. Portanto, usa-se para indicar um objeto que está localizado inferiormente a um referente, seja localização física ou hierárquica.
Os sapatos ficam debaixo do armário.
De baixo é geralmente usado quando se tem o objetivo de fazer um contraste com a palavra “cima”. Neste caso, tem função de adjetivo formado pela preposição “de” juntamente com o adjetivo “baixo”.
Esse texto tem muitas palavras de baixo calão.
Como dito anteriormente, “debaixo” é um advérbio de lugar, ou seja, é uma palavra que é utilizada para modificar um verbo, um adjetivo ou um advérbio. Neste caso, “debaixo” realiza estas modificações relacionadas à posição inferior de algo em relação a um referente.
Enfim, o uso de “debaixo” ocorre quando se deseja apontar a posição de algo. Se ainda restarem dúvidas na hora de escrever, substitua a palavra por um sinônimo, como “sob, “embaixo”, “abaixo” etc. Caso o sentido se mantenha, a escrita que se deve usar é “debaixo”.
No caso de “de baixo”, esta expressão tem valor de adjetivo e geralmente aparece como uma maneira de contrastar com “cima”. Então, como é um adjetivo, este termo é usado para caracterizar um substantivo.
Desta forma, “de baixo” aparece como um adjetivo que contrasta com a ideia de “cima”. Caso ainda haja dúvidas na hora de escrever, substitua pela palavra “sob”. Se a frase perder o sentido, a escrita certa é “de baixo”, ou seja, separado.
Assim, apesar de serem escritas de maneira semelhante, estes termos têm funções distintas dentro das frases. Portanto, se restarem dúvidas na hora de escrever, observe o contexto e substitua a palavra por alguma sinônimo. Caso queira aprender mais sobre estes assuntos, veja a matéria sobre embaixo ou em baixo!