Decente ou descente

Decente é uma palavra relacionada ao termo “decência”.

“Sou mulher dum funcionário formado, sou mulher dum homem decente […]” (Ilse Losa, Retta ou os Ciúmes da Morte)

Descente é uma palavra relacionada ao termo “descida”.

“Antes do debate, França chegou comemorando sua alta nas pesquisas. […] ‘A rampa é uma curva ascendente e a deles é uma curva descente […]'” (Fonte: https://www.folha.uol.com.br/).

Quando usar decente

“Decente” é um adjetivo que utilizamos geralmente quando queremos caracterizar alguém que age com decência, isto é, de acordo determinadas regras morais e éticas da sociedade. Os exemplos a seguir vão te ajudar a compreender melhor o uso desta palavra.

Exemplos

  • “O pai, sim senhor, é uma pessoa decente, apresentável, com quem se pode falar. Agora o filho […]” (Carlos de Oliveira, Uma Abelha na Chuva)
  • “Aquela mulher, procurando minha desgraça, e você se juntando com ela e Geraldo Alonso […], aquele advogado ladrão. Você, um homem decente!” (Osman Lins, O Fiel e a Pedra)

Observe que nos dois casos seria possível substituir o adjetivo “decente” pela oração “que tem decência”: “O pai, sim senhor, é uma pessoa que tem decência […]” e “Você, um homem que tem decência!”.

Quando usar descente

“Descente”, embora também seja um adjetivo e apresente a mesma pronúncia que “decente”, possui um significado totalmente diferente. Utilizamos esta palavra para caracterizar algo que desce, ou seja, que apresenta um movimento de descida. Veja os exemplos abaixo para entender melhor o significado desse termo.

Exemplos

  • “A ‘nota verde’ [dólar] segue uma trajetória descente influenciada pelos dados do setor do retalho, que sugerem que os consumidores estão relutantes em fazer despesa” (Fonte: https://www.sabado.pt).
  • “Em sentido descente está a utilização de cheques, que apesar de ainda terem representado 13,1% dos montantes processados, diminuíram 11,6% em número e 5,8% em valor” (Fonte: https://www.publico.pt).

Depois dessa explicação você nunca mais vai confundir “decente” com “descente”! Vai poder utilizar tais palavras sem medo. Ou será “puder”? Poder ou puder

? Tire mais esta dúvida agora!

Kátia Cortez

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá.