Deem ou dêem
A forma correta é deem, corresponde ao verbo “dar” conjugado na 3ª pessoa do plural no presente do subjuntivo e no imperativo. Exemplo: “espero que elas deem muito orgulho aos pais”. Entenda a confusão entre deem e dêem!
Deem ou dêem?
O verbo “dar” é utilizado para expressar diversas ideias, dentre elas, entregar ou oferecer algo a alguém, recompensar com gratificação, vender algo ou pagar alguém por serviços prestados. A conjugação deem indica ações realizadas pela 3ª pessoa do plural (elas/ eles/ vocês) no tempo presente do modo subjuntivo e no modo imperativo. Essa forma conjugada do verbo “dar” era grafada com acento circunflexo, mas, com o Acordo Ortográfico de 2009, ela perdeu tal acentuação.
Exemplos
- Preciso que os condôminos deem o pagamento do jardineiro hoje (Modo subjuntivo).
- Deem um presente para ele como pedido de desculpas! (Modo imperativo).
Sabendo que a forma correta é sem acento circunflexo, vamos entender melhor o motivo da mudança na grafia da palavra deem.
Por que deem perdeu o acento?
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é um tratado internacional que apresenta as normas para a ortografia oficial e para o ensino nos países de língua portuguesa. Tal Acordo foi assinado pelo Brasil em 1990 e entrou em vigor em 2009. Dentre suas normas, ele estipulou que o acento circunflexo não será usado na grafia de verbos com conjugações na 3ª pessoa do plural terminadas -EEM: eles leem (verbo ler); elas creem (verbo crer); que vocês deem (verbo dar).
Deem ou dêem? Com ou sem acento circunflexo? Não resta mais dúvidas. Agora que você já conhece esta regra do Acordo Ortográfico para a grafia de conjugações terminadas em -EEM, aprenda o que este documento também estipula para o uso do hífen: será dia a dia ou dia-a-dia? Confira e acerte na escrita!
Atualizado em 13 agosto, 2020