Uma dúvida muito comum é como e quando usar “demais” ou “de mais”. Ambos os termos existem na língua portuguesa e tanto sua escrita quanto sua pronuncia são muito parecidas. Além disso, seus significados são aparentemente semelhantes, sendo que sua maior diferenciação está no seu uso e classe gramatical.
“De mais” é uma locução adverbial de quantidade, geralmente indicando excesso ou intensidade. Logo, esse termo é antônimo de “de menos”, que indica falta. Alguns sinônimos são: a mais, em excesso e em demasia.
Caso fique alguma dúvida na hora de escrever, uma dica é substituir pelo antônimo “de menos” ou por algum sinônimo, como “a mais” ou “em excesso”. Se a frase continuar a ter sentido, então a forma a ser utilizada é “de mais”.
A palavra “demais” pode ser um pronome indefinido, quando carrega significado de “os outros”. Além disso, pode também exercer papel de advérbio de intensidade, indicando exagero ou demasia.
Além desses significados, a palavra “demais” também é usada coloquialmente para indicar a apreciação que se sente por algo ou alguém. Por exemplo: esse filme é demais; esse diretor é demais.
Apesar de ambos os termos indicarem, de alguma forma, excesso e intensidade, sua função na frase e classe gramatical varia. Sempre que estiver inseguro sobre qual das duas maneiras usar, encontrar sinônimos que façam sentido pode ajudar. Para continuar tirando dúvidas, aprenda também se o correto é com certeza ou concerteza.