Descriminar ou discriminar? Você sabe qual forma está correta? Estes dois verbos estão corretos, mas têm significados bem diferentes e, consequentemente, devem ser usados em situações diferentes. Descubra o significado de cada um deles e confira alguns exemplos para acabar de vez com suas dúvidas.
“Descriminar” é um verbo transitivo direto que significa inocentar, tirar a culpa ou absolver de um crime. Observe os exemplos a seguir:
Agora ficou claro? Caso você ainda tenha dúvidas, experimente substituir a palavra “descriminar” por um dos seus sinônimos como absolver, por exemplo. Se não houver prejuízo do sentido da sentença, então, a sua escolha foi a correta!
“Discriminar”, por sua vez, significa distinguir, discernir, perceber diferenças, classificar. Verifique o uso deste verbo nos seguintes exemplos:
Assim como no caso de “descriminar”, é possível resolver a confusão do uso de “discriminar” substituindo-o por um de seus sinônimos, como diferenciar, por exemplo.
Que tal assistir a uma videoaula para entender melhor a diferença entre estes dois verbos?
Neste vídeo, você encontrará dicas para saber diferenciar os verbos “descriminar” e “discriminar” a partir da discussão dos seus significados, prefixos e apresentação de novos exemplos, além dos encontrados nesta matéria.
Agora ficou fácil discriminar estes dois verbos, não é mesmo? Compartilhe esta matéria com um amigo para que, assim como você, ele não erre mais! Por falar nisso, você sabe qual é a diferença entre mas e mais?