Desse é usado para se referir a algo próximo ao receptor da mensagem, ou seja, com quem está se falando e longe de quem fala.
Pode me dar um pedaço desse bolo, por favor?
Deste é usado, ao contrário de “desse” para se referir a algo que está próximo ao emissor, ou seja, a quem fala a mensagem.
Você quer um pedaço deste bolo?
Como já foi dito, “desse” é usado para indicar algo próximo ao ouvinte e longe do emissor da mensagem. Esta palavra é formada pela junção da preposição “de” mais o pronome demonstrativo “esse”. Além disso, também pode ser usado para se referir a algo que já foi mencionado ou um tempo passado em relação ao emissor.
Assim, ainda que “desse” e “deste “sejam parecidos, o termo “desse” indica algo próximo de quem está recebendo a mensagem e também pode se referir a um tempo anterior ou a algo que já foi mencionado antes pelo emissor (quem expressa a mensagem).
A palavra “deste”, deferentemente de “desse”, indica algo que está perto de quem fala. Ela é formada pela preposição “de” junto ao pronome demonstrativo “este”. Além disso, este termo também é usado para apontar algo que ainda será mencionado ou que acontecerá no futuro em relação ao tempo do emissor.
Logo, “deste é usado para apontar algo perto do emissor da mensagem e também é empregado para indicar algo que ainda vai acontecer ou ser mencionado por quem fala em relação ao seu tempo.
Portanto, apesar de serem bem parecidos e causarem bastante confusão, “desse” e “deste” são palavras com sentidos bem diferentes e também são muito usadas no nosso cotidiano. Quer aprender mais? Leia a matéria sobre Acerca ou a cerca e continue vendo mais sobre a língua portuguesa!