Em frente é uma locução adverbial de lugar que indica algo em posição frontal em relação à outra coisa.
A praça fica em frente à biblioteca.
Enfrente é a conjugação do verbo “enfrentar” em primeira ou terceira pessoa do singular no subjuntivo ou na terceira pessoa do singular do imperativo.
Esperamos que o nosso time enfrente o time adversário.
“Em frente” é usado para indicar a posição de algo em relação a outra coisa, já que é uma locução adverbial de lugar, ou seja, é um termo formado por duas ou mais palavras que tem função de advérbio. Dessa forma, esta expressão pode modificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Além disso, pode estar relacionada ao ato de “seguir em frente”, ou seja, superar uma situação.
Assim, “em frente” é uma locução adverbial de lugar. Esta expressão representa algo que está em posição frontal, geralmente relativo à outra coisa. Pode também constituir a expressão “seguir em frente”, muito usada para indicar superação de uma situação.
A palavra “enfrente” é a conjugação do verbo enfrentar em primeira pessoa (eu) e terceira pessoa (ele/ ela) do singular no subjuntivo e terceira pessoa do singular no imperativo. O verbo “enfrentar” significa atacar de frente, encarar, defrontar.
Portanto, “enfrente” está relacionado ao ato de ir contra algo, encarar. Alguns sinônimos dessa palavra são: afrontar, encarar, atacar, disputar etc. Assim, a única semelhança entre “em frente” e “enfrente” diz respeito à sua pronúncia, pois se diferenciam tanto na escrita quanto nas funções que exercem dentro da frase. Para continuar aprendendo e deixar de se confundir na hora da escrita, acesse assento ou acento e veja mais sobre a língua portuguesa!