“Enfim” ou “em fim” existem na língua portuguesa. Apesar de serem palavras homófonas – apresentam a mesma pronúncia, o que pode gerar dúvidas na sua escrita -, os seus significados são bem diferentes e, desta maneira, seus usos também ocorrem em situações distintas.
A palavra “enfim” é um advérbio de tempo que significa “por fim”, “afinal”. Ou seja, expressa ideia de alguma coisa está finalmente acontecendo. Também pode indicar a conclusão de algo, como uma fala, um texto etc.
Este advérbio de tempo é muito usado no cotidiano das pessoas, tanto em situações formais quanto informais. Caso ainda reste alguma dúvida na hora de escrever, verifique o contexto da frase ou substitua a palavra por algum sinônimo, como: finalmente, afinal, por fim etc.
O termo “em fim” é uma locução adverbial de tempo formada pela junção da preposição “em” e o substantivo “fim”. Esta locução adverbial indica que alguma coisa está próxima de acabar, portanto, em seu final.
“Em fim” indica o final de algo, pois é uma locução adverbial de tempo. Quando for escrever, é importante analisar o contexto no qual a palavra será usada. Caso ainda não tenha certeza, substituir o termo “em fim” por algum sinônimo, como “no fim”, por exemplo, pode ajudar.
As palavras “enfim” ou “em fim” têm a mesma pronuncia e ambas estão relacionadas às questões temporais, porém com usos diferentes dentro das frases em que aparecem. Se você se interessou com palavras homófonas (aquelas que possuem a mesma sonoridade) em fim da matéria, veja sobre o uso de mal ou mau e aprenda um pouco mais!