Enxada ou inchada

Enxada é um substantivo feminino que se refere a uma ferramenta utilizada para capinar, cavar e mexer areia e argamassas, entre outras funções nas áreas de agricultura e construção.

Exemplo: Ele tirou a grama do quintal com a enxada.

Inchada, por sua vez, é um adjetivo que caracteriza aquilo que aumentou o volume ou tamanho, ou alguém que se encheu de vaidade e orgulho de algo.

Exemplo: É normal ficar inchada durante a gravidez.

Quando usar enxada

Esse substantivo deve ser utilizado sempre que for necessário se referir ao objeto enxada em um determinado contexto, vale tanto para uma atividade rural quanto para construção civil.

Exemplos

  • Comprei uma enxada nova para trabalhar na obra da minha casa.
  • Ele misturou o concreto com a enxada.
  • A enxada é fundamental para o trabalho na horta.

Vale ressaltar também que palavras cognatas de enxada devem ser escritas com x, visto que, depois da sílaba inicial en-, é normalmente usado x com som de ch. Exemplo: Maria deu uma enxadada na terra.

Quando usar inchada

O adjetivo feminino, que vem do particípio do verbo “inchar”, deve ser utilizado quando corresponder a ideia de algo que passou a ter forma mais avolumada ou se encheu de orgulho.

Exemplos

  • Estou com a barriga inchada e com cólicas.
  • As mãos dela estão inchadas de tanto trabalhar.
  • A mãe ficou inchada de orgulho ao ver sua filha se formando.

Agora que você sabe o uso correto das palavras enxada e inchada, basta utilizá-las em sua escrita, redações e provas sem medo.

Que tal ampliar seus conhecimentos gramaticais e tirar mais dúvidas? Confira também a diferença entre embaixo e em baixo e enxergar e enchergar.

Estela Santos

Editora-chefe do Dicas de Mulher, mestra em Letras, mediadora do clube de leitura #LeiaMulheres e autora do livro "O rio seco que vive em mim". Durante longo período, pesquisou sobre violência no Brasil. Gosta de planta, de bicho e de gente, mas ainda mais de histórias.