Esse deve ser usado para retomar uma ideia ou termo mencionado em uma oração anterior. Em um diálogo, indica a proximidade de um ouvinte em relação a algo.
Exemplo 1: ela sempre dialoga comigo. Essa atitude me deixa bastante confortável na relação.
Exemplo 2: onde você comprou essa saia lindíssima que está usando?
Este, por sua vez, deve ser empregado para inserir uma nova ideia em uma oração. Também indica a proximidade do falante em relação a algo.
Exemplo 1: este presente é perfeito: um par de ingressos para o show do cantor favorito dela.
Exemplo 2: esta saia foi comprada no brechó do bairro.
“Esse” é um pronome demonstrativo e, como tal, é variável, conforme o gênero ou número: esse, essa, esses e essas. Em relação às pessoas do discurso, deve ser utilizado para indicar a posição dos seres tanto no tempo quanto no espaço. Como mencionado, serve para retomar algo anteriormente dito e para indicar objetos que estão próximos da pessoa com quem se fala, o ouvinte.
Na sequência, que tal conferir como usar o pronome “este”? Aproveite para ver mais exemplos.
Da mesma forma que o termo explicado anteriormente, “este” é um pronome demonstrativo, portanto, também varia conforme o gênero ou número: este, esta, estes e estas. Além de ser empregado para inserir uma ideia nova em um discurso, pode servir para indicar objetos próximos ao falante.
Agora que você já sabe como usar os dois termos corretamente, que tal aprender mais? Segmento e seguimento são duas palavras que existem na Língua Portuguesa e empregá-las pode gerar dúvida.