Estrear ou estreiar
A forma correta é estrear porque corresponde ao verbo no infinitivo, ou seja, sem conjugação. Exemplo: “estamos ansiosos para estrear nosso novo espetáculo”. Entenda a confusão entre estrear e estreiar!
Estrear ou estreiar?
O verbo estrear, terminado em -ear, significa dar início a alguma coisa, usar algo ou apresentar(-se) ao público pela primeira vez.
Exemplos
- Na próxima semana, vou estrear este vestido que ganhei de minha mãe!
- As cantoras vão estrear o novo DVD com um show para público gigantesco.
A dúvida sobre a escrita de estrear acontece em função de algumas formas conjugadas deste verbo utilizarem a letra “i” em suas desinências. É o que veremos a seguir.
Como se conjuga o verbo estrear
Observe que, tanto no tempo presente do modo indicativo quanto do modo subjuntivo, algumas formas conjugadas do verbo “estrear” utilizam a estrutura “estrei-“, com “e” seguido de “i”, mas repare que não são todas. A 1ª e a 2ª pessoas do plural de ambos os modos, por exemplo, utilizam outras estruturas: “estrea-” e “estree-“.
Presente do indicativo
- (Eu) estreio
- (Tu) estreias
- (Ele/ela/você) estreia
- (Nós) estreamos
- (Vós) estreais
- (Eles/elas/vocês) estreiam
Presente do subjuntivo
- (Que eu) estreie
- (Que tu) estreies
- (Que ele/ela/você) estreie
- (Que nós) estreemos
- (Que vós) estreeis
- (Que eles/elas/vocês) estreiem
Como visto, estrear e estreiar são grafias confundidas em razão da proximidade de formas nas conjugações verbais. Assim, exceto essas formas e aquelas pertinentes ao modo imperativo, a letra “i” não aparece após a letra “e” nas demais conjugações do verbo estrear. Agora que não restam dúvidas, leia a matéria estender ou extender e continue aprendendo!
Atualizado em 13 agosto, 2020