A forma correta é estrear porque corresponde ao verbo no infinitivo, ou seja, sem conjugação. Exemplo: “estamos ansiosos para estrear nosso novo espetáculo”. Entenda a confusão entre estrear e estreiar!
O verbo estrear, terminado em -ear, significa dar início a alguma coisa, usar algo ou apresentar(-se) ao público pela primeira vez.
A dúvida sobre a escrita de estrear acontece em função de algumas formas conjugadas deste verbo utilizarem a letra “i” em suas desinências. É o que veremos a seguir.
Observe que, tanto no tempo presente do modo indicativo quanto do modo subjuntivo, algumas formas conjugadas do verbo “estrear” utilizam a estrutura “estrei-“, com “e” seguido de “i”, mas repare que não são todas. A 1ª e a 2ª pessoas do plural de ambos os modos, por exemplo, utilizam outras estruturas: “estrea-” e “estree-“.
Como visto, estrear e estreiar são grafias confundidas em razão da proximidade de formas nas conjugações verbais. Assim, exceto essas formas e aquelas pertinentes ao modo imperativo, a letra “i” não aparece após a letra “e” nas demais conjugações do verbo estrear. Agora que não restam dúvidas, leia a matéria estender ou extender e continue aprendendo!