O feminino de elefante é elefanta porque, no português, a regra geral para mudar o gênero da palavra é a troca da última vogal da palavra.
Apesar de a forma feminina mais comum de elefante ser elefanta, a palavra aliá também aparece registrada em dicionários brasileiros e possui etimologia oriental. Entretanto, a palavra não é conhecida e é pouco utilizada em nossa língua. Confira os exemplos:
É interessante notar que as palavras elefanta e aliá são sinônimos, por isso possuem o mesmo significado e podem ser usadas nos mesmos contextos.
A palavra elefoa é a forma popular de se referir à fêmea do elefante, mas seu uso não tem aceitação gramatical, pois ela só está registrada no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. O mesmo ocorre com elefante-fêmea, o termo está incorreto porque as palavras fêmea e macho são usadas apenas para diferenciar o gênero de animais cujo nome apresenta um só gênero, o que não ocorre no caso de elefantes.
Para continuar aprendendo sobre gêneros de substantivos, confira o feminino de maestro e descubra qual forma é aceita pela língua portuguesa.