O feminino de maestro é a maestro ou maestrina, porque ambos os substantivos podem ser usados para designar a mulher que rege uma orquestra. Confira a explicação!
Maestro é um estrangeirismo italiano incorporado na Língua Portuguesa. Assim como no italiano, o feminino dicionarizado de maestro é maestrina. Entretanto, a palavra maestrina, no decorrer dos séculos, era usada com um sentido pejorativo para desvalorizar as mulheres que regiam orquestras. Então, atualmente, muitas mulheres, em um símbolo de resistência, começaram a usar a maestro para se autointitularem, de modo que o artigo marca o feminino. Observe os exemplos.
Embora seja muito comum na linguagem informal o uso de a maestro, esse feminino ainda não está incorporado à gramática. Com o uso e com o tempo, provavelmente maestro se tornará um substantivo de dois gêneros, por enquanto, seu uso é uma forma de se impor e pedir a mudança da língua. Confira também como se escreve: o alface ou a alface e descubra se esse é um substantivo masculino ou feminino.