Haver ou a ver
Haver ou a ver? As duas formas estão corretas, mas têm significados completamente diferentes. Apesar de terem a mesma pronúncia na língua falada, é importante saber a diferença entre elas quando se trata de língua escrita, até porque um termo não tem nada a ver com o outro! Confira as dicas a seguir para não haver mais dúvidas.
O que significa e como usar a ver
A expressão “a ver” significa “estar relacionado com”, por isso, você deve usá-la para associar duas coisas ou ideias. Confira alguns exemplos para entender melhor:
Exemplos
- Esta blusa xadrez não tem nada a ver com esta calça listrada.
- Eu acho que a discussão não tinha a ver com você.
- A professora disse que o conteúdo da prova deste bimestre tem a ver com o livro do bimestre passado.
- Eles têm tudo a ver com o projeto.
Agora ficou bem mais fácil, não é? Se bater aquela dúvida quando estiver escrevendo, experimente trocar a expressão ter “a ver” por ter “relação com”. Se a frase ainda fizer sentido, significa que “a ver” é a escolha certa.
O que significa e como usar haver
Diferente do termo anterior, “haver” é um verbo em sua forma infinitiva, o qual é usado para expressar as noções de existir, possuir ou, em um contexto financeiro, ter algo a receber. Confira os exemplos abaixo:
Exemplos
- Pode haver outras alternativas para este problema.
- É preciso haver cidadãos conscientizados para que consigamos superar esta situação.
- Eu tenho 20 reais a haver com uma cliente, porque ela comprou um par de brincos, mas não estava com sua carteira.
Bem mais simples do que você esperava, né? Compartilhe esta matéria e ajude outras pessoas a esclarecerem essa dúvida! Se estiver a fim de aprender mais, preparamos outra matéria para você saber se, em determinado contexto, deve-se usar afim ou a fim.
Atualizado em 15 outubro, 2020