Incômodo ou incomodo

Incômodo é um adjetivo usado para indicar algo que não é cômodo, aquilo que incomoda ou estorva. Além disso, também pode aparecer como um substantivo masculino representando um constrangimento ou uma perturbação.

A quantidade de ligações de telemarketing é um incômodo.

Incomodo é a conjugação em primeira pessoa do singular (eu) do verbo “incomodar”. Neste caso, significa causar incomodo, importunar e aborrecer.

Parece que sempre incomodo minha mãe quando ela está ocupada.

Quando usar incômodo

Assim como já foi dito, “incômodo” é um adjetivo usado quando relacionado a uma situação desagradável, importuna. Além disso, também é um substantivo masculino que indica constrangimento, impertinência ou transtorno.

Exemplos

  • Desculpe pelo incômodo, mas poderia me dar uma carona?
  • Esse tipo de trabalho é incômodo.
  • As perguntas causaram incômodo.
  • O passeio com sua família foi incômodo.

Portanto, caso ainda tenha alguma dúvida na hora de escrever, observe o contexto da frase. Alguns dos sinônimos para a palavra “incômodo” são: desconforto, desagradável, inconveniente, constrangedor, enfadonho etc.

Quando usar incomodo

A palavra “incomodo” é a conjugação em primeira pessoa do singular (eu) do verbo “incomodar”. Este termo indica causar ou sentir incômodo, importunar, causar ou sentir mal humor, aborrecer.

Exemplos

  • Sempre incomodo durante reuniões.
  • Eu me incomodo com tanto calor nesta sala.
  • Quando estou entediado, incomodo meu irmão.
  • Com licença, incomodo se passar por aqui?

Logo, “incomodo” vem do verbo “incomodar”. Se não tiver certeza quando for escrever, observe o contexto da frase e se a palavra está designando uma ação realizada pela primeira pessoa do singular (eu).

“Incômodo” ou “incomodo”? Apesar de terem sentidos parecidos, “incômodo” e “incomodo” se diferem no seu uso e na gramática. Lembrando que “incômodo” pode ser tanto adjetivo quanto um substantivo masculino e “incomodo” é a conjugação do verbo “incomodar” em primeira pessoa do singular. Se você gostou de aprender sobre isso, veja a matéria sobre comprimento ou cumprimento e continue descobrindo mais sobre a língua portuguesa!

Ícaro Gonçalves

Formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), cursando bacharelado em tradução. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).