Incômodo é um adjetivo usado para indicar algo que não é cômodo, aquilo que incomoda ou estorva. Além disso, também pode aparecer como um substantivo masculino representando um constrangimento ou uma perturbação.
A quantidade de ligações de telemarketing é um incômodo.
Incomodo é a conjugação em primeira pessoa do singular (eu) do verbo “incomodar”. Neste caso, significa causar incomodo, importunar e aborrecer.
Parece que sempre incomodo minha mãe quando ela está ocupada.
Assim como já foi dito, “incômodo” é um adjetivo usado quando relacionado a uma situação desagradável, importuna. Além disso, também é um substantivo masculino que indica constrangimento, impertinência ou transtorno.
Portanto, caso ainda tenha alguma dúvida na hora de escrever, observe o contexto da frase. Alguns dos sinônimos para a palavra “incômodo” são: desconforto, desagradável, inconveniente, constrangedor, enfadonho etc.
A palavra “incomodo” é a conjugação em primeira pessoa do singular (eu) do verbo “incomodar”. Este termo indica causar ou sentir incômodo, importunar, causar ou sentir mal humor, aborrecer.
Logo, “incomodo” vem do verbo “incomodar”. Se não tiver certeza quando for escrever, observe o contexto da frase e se a palavra está designando uma ação realizada pela primeira pessoa do singular (eu).
“Incômodo” ou “incomodo”? Apesar de terem sentidos parecidos, “incômodo” e “incomodo” se diferem no seu uso e na gramática. Lembrando que “incômodo” pode ser tanto adjetivo quanto um substantivo masculino e “incomodo” é a conjugação do verbo “incomodar” em primeira pessoa do singular. Se você gostou de aprender sobre isso, veja a matéria sobre comprimento ou cumprimento e continue descobrindo mais sobre a língua portuguesa!