Intenção é usado para expressar um objetivo, uma vontade ou um plano.
Minha intenção é fazer um intercâmbio após concluir o curso universitário.
Intensão é usado para expressar o aumento de “tensão”, ou seja, o ato de tornar algo intenso.
Chame o médico, pois a criança teve uma intensão da febre.
“Intenção” com “ç”, além de indicar algo que se almeja, expressa o propósito que leva alguém a realizar determinada ação, ou seja, o que se quer alcançar com esta ação. Assim, quando a substituição da palavra “intenção” por seu sinônimo “propósito” não acarretar mudança de sentido, seu uso está correto.
Outro uso comum da palavra se encontra na expressão “segundas intenções” que transmite a ideia de que uma ação é realizada por motivos diferentes daqueles que são defendidos verbalmente por quem age, geralmente, com o intuito de enganar ou tirar proveito.
“Intensão” com “s” expressa as ideias de aumento do grau de tensão, de energia, de força ou de atividade. Assim, expõe que algo se torna intenso. Quando tiver dúvidas sobre o uso de “intensão”, pense na palavra “tensão” que é grafada com “s”. Você também pode substituir “intensão” por seu sinônimo “intensidade”. Se não houver mudança de sentido, seu uso está correto.
Intensão ou intenção? Retomando, a palavra intenção, com ç, é relacionada à motivação ou ao propósito de alguém; por sua vez, a palavra intensão, com s, diz respeito à intensidade de algo. Agora que não restam dúvidas, clique na matéria sobre exceção ou excessão e continue aprendendo a língua portuguesa!