Mas indica ideias opostas e pode ser substituído por porém, entretanto, todavia, etc.
Eu enviei uma reclamação, mas não recebi resposta.
Mais intensifica ou adiciona uma ideia, sendo contrário de menos.
Esta é a matéria mais importante da prova.
Quando falamos, é mais fácil usar essas palavrinhas sem saber a diferença entre elas, mas, quando se trata de língua escrita, saber distingui-las é essencial! Mas, não se preocupe, porque temos algumas dicas para você aprender a usar mas e mais e não errar mais!
Como já dissemos, o “mas” é classificado como uma conjunção adversativa no que diz respeito à classe de palavras. Ou seja, serve para ligar duas ideias que sejam opostas entre si. Uma maneira bem fácil de verificar se o uso do “mas” está correto é substituí-lo por outras conjunções do mesmo grupo, como “porém” e “entretanto”. Vamos ver alguns exemplos para ficar mais claro:
Observe que, em todos os exemplos acima, seria possível substituir o “mas” por “porém”, por exemplo, sem que houvesse prejuízo de significado. Você pode fazer esse teste sempre que bater aquela dúvida e você quiser tirar a prova real.
O “mais”, por sua vez, consiste em um advérbio de intensidade, ou seja, ele serve para intensificar um verbo. Observe os exemplos a seguir:
A nossa dica para você ter certeza de que o “mais” está sendo usado de forma adequada é substituí-lo por “menos”. Caso o uso esteja correto, apesar de as ideias se tornarem opostas, a sentença ainda vai fazer sentido. Não dá pra deixar mais simples, né?
Bom, já falamos sobre “mas” e “mais” nos sentidos mais usados do dia a dia, mas você sabia que essas palavras podem ter outros significados? Apesar de serem classificados como conjunção e advérbio, respectivamente, esses vocábulos podem assumir diferentes funções sintáticas. Confira:
Que tal assistir a uma videoaula pra fixar bem a diferença entre essas duas palavrinhas que dão tanto trabalho na hora da escrita?
Nesse vídeo, você encontra uma explicação bem simples e clara sobre a diferença entre “mas” e “mais” e, também, mais alguns exemplos, além dos que já foram citados aqui.
Anotou as dicas? Agora vai ficar impossível errar de novo, não é? Conhece alguém que sempre confunde essas duas palavras? Então compartilhe este artigo!