Menos mal é o contrário de “mais bem”, por exemplo:
Nenhum dos dois estavam bem, mas ela estava menos mal que ele, por isso, ele foi atendido primeiro.
Menos mau é o contrário de “mais bom”, por exemplo:
Este vilão é menos mau que o da novela anterior.
Conforme dito anteriormente, a expressão adverbial “menos mal” é o antônimo de “mais bem”, ou seja, ela deve ser usada em situações nas quais se quer dizer o contrário de “mais bem”. Observe os exemplos a seguir:
Simples, não é mesmo? Agora vamos entender melhor como usar o “menos mau”?
É comum confundir “menos mal” e “menos mau” porque, na fala, eles possuem o mesmo som, então entender o uso de “menos mau” para não errar mais. Esta expressão deve ser usada como antônimo de “mais bom”. Confira os exemplos a seguir para entender melhor:
“Mal” é um adjetivo, por isso, é importante atentar-se ao fato de que ele pode ser flexionado de acordo com gênero e número, diferente de “menos mal”. Sempre que tiver dúvida sobre qual expressão usar, tente trocar o sujeito por uma palavra feminina, se você perceber que há necessidade de flexionar a expressão “menos mau”, então você acertou na escolha!
“Mal” com ‘l’ é um advérbio e “mau” com ‘u’, por sua vez, é um ajetivo, logo, o primeiro modifica um verbo e o segundo, um substantivo. Por isso, é fácil diferenciá-los, já que apenas “mau” pode ser flexionado de acordo com gênero e número. Outra dica que sempre funciona é tentar substituí-los por seus antônimos. Confira os exemplos a seguir:
Basta seguir estas dicas para não errar mais!
E aí? Gostou da matéria? Compartilhe com um amigo e continue aprendendo: você sabe qual é a diferença entre quis e quiz?