Uma dúvida bem comum na escrita da língua portuguesa é a grafia de palavras com “x” ou “ch”. Isso ocorre por causa da sonoridade semelhante que tanto “x” quanto “ch” podem exprimir dependendo da situação, como ocorre com “mexer” ou “mecher”. No caso da palavra em questão, a maneira correta de escrever é “mexer”, com “x”. Este é um ponto que pode causar questionamentos em várias situações na escrita.
Esta é uma confusão muito comum e pode ocorrer com várias palavras na língua portuguesa. O “x” possui mais de um som. Entretanto, algumas palavras com “x” e “ch” possuem a mesma escrita; contudo, dependendo de como é escrita (“x” ou “ch”), os termos podem significar coisas diferentes. Por exemplo, tanto “tacha” quanto “taxa” existem. Entretanto, quando o termo é escrito com “x” indica impostos (exemplo: taxas fiscais). Por sua vez, com “ch”, significa atribuir qualidades negativas (exemplo: tachar alguém de mau).
A dúvida entre o uso de “x” e “ch” em algumas palavras presentes na língua portuguesa ocorre, principalmente, devido a sonoridade semelhante letra “x” e o dígrafo “ch” na língua portuguesa. Este é o caso do verbo “mexer” que significa agitar um conteúdo, alterar algo, sensibilizar, pôr-se em movimento etc. Além da palavra em questão, outras palavras também podem causar dúvidas são: xícara, queixar etc.
Em suma, a letra “x” pode exprimir vários sons diferentes e, por causa disso, a escrita de palavras pode gerar questionamentos. Interessado em saber mais sobre confusão causada pela sonoridade e escrita? Dê uma olhada na matéria sobre demais ou de mais e aprenda de uma vez quando usar cada termo!