Mim ou me

Escrito por

Prof. de Português

Mim é um pronome pessoal oblíquo de dois gêneros, ou seja, é usado tanto no masculino quanto no feminino. Este pronome é equivalente à primeira pessoa do singular (eu) e é precedido de preposição.

Ela deu o livro para mim.

Me é um pronome pessoal oblique átono de dois gêneros, podendo ser usado tanto no feminino quanto no masculino. Este pronome não é acompanhado por preposição.

Ela me deu o livro.

Quando usar mim

Assim como já foi dito anteriormente, “mim” é um pronome oblíquo tônico da primeira pessoa do singular (eu). Este pronome é sempre precedido por uma preposição. Dessa forma, “mim” realiza função de objeto indireto na frase.

Exemplos

  • Eles estão falando de mim.
  • Passe essa caixa para mim, por favor.
  • Meus pais viajaram sem mim.

Logo, “mim” é sempre o objeto indireto em uma frase, pois é precedido de preposição. Dessa forma, diferencia-se do “me” pela tonicidade e pela presença da preposição.

Quando usar me

“Me” é um pronome pessoal oblíque átono que corresponde à primeira pessoa do singular (eu). No caso de “me”, não se precede esta palavra com uma preposição. Portanto, o pronome exerce a função de objeto direto ou indireto em uma frase.

Exemplos

  • Ajude-me com essa caixa, por favor.
  • Ela contou-me sobre a viagem que fez nas férias.
  • Deram-me presentes no meu aniversário.

Assim, “me”, na forma culta, é escrito após o verbo, precedido por um travessão. Porém, na forma coloquial, é possível encontrar este pronome precedendo o verbo da seguinte maneira: “ela me contou sobre a sua viagem”. O “me” se diferencia do pronome “mim” pela sua tonicidade e por não necessitar de preposição.

É correto dizer “para mim”?

A expressão “para mim” está gramaticalmente correta. Como já foi explicado, “mim” é um pronome oblíquo tônico da primeira pessoa do singular e aparece como objeto indireto na frase. Dessa forma, “para mim” é a junção da preposição “para” com o pronome “mim” e é usado como objeto indireto da frase, ou seja, quem “recebe” a ação expressa pelo verbo.

Exemplos

  • Pode dar esses pratos para mim, por favor.
  • Ela deu um chocolate para mim.
  • Eles contaram a história para mim.

Portanto, a expressão “para mim” está correta e é usada como objeto da frase. Assim, tanto “mim” quanto “me” são pronomes pessoais oblíquos de dois gêneros referentes à primeira pessoa do singular (eu). Estes pronomes se diferem pela sua tonicidade e por serem necessariamente precedidos ou não por preposições. Quer saber mais? Veja também a matéria sobre para mim ou para eu para sanar dúvidas sobre o uso de cada expressão e continue aprendendo!

Atualizado em 22 junho, 2020

Ícaro Gonçalves

Formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), cursando bacharelado em tradução. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).