Mim ou me
Mim é um pronome pessoal oblíquo de dois gêneros, ou seja, é usado tanto no masculino quanto no feminino. Este pronome é equivalente à primeira pessoa do singular (eu) e é precedido de preposição.
Ela deu o livro para mim.
Me é um pronome pessoal oblique átono de dois gêneros, podendo ser usado tanto no feminino quanto no masculino. Este pronome não é acompanhado por preposição.
Ela me deu o livro.
Quando usar mim
Assim como já foi dito anteriormente, “mim” é um pronome oblíquo tônico da primeira pessoa do singular (eu). Este pronome é sempre precedido por uma preposição. Dessa forma, “mim” realiza função de objeto indireto na frase.
Exemplos
- Eles estão falando de mim.
- Passe essa caixa para mim, por favor.
- Meus pais viajaram sem mim.
Logo, “mim” é sempre o objeto indireto em uma frase, pois é precedido de preposição. Dessa forma, diferencia-se do “me” pela tonicidade e pela presença da preposição.
Quando usar me
“Me” é um pronome pessoal oblíque átono que corresponde à primeira pessoa do singular (eu). No caso de “me”, não se precede esta palavra com uma preposição. Portanto, o pronome exerce a função de objeto direto ou indireto em uma frase.
Exemplos
- Ajude-me com essa caixa, por favor.
- Ela contou-me sobre a viagem que fez nas férias.
- Deram-me presentes no meu aniversário.
Assim, “me”, na forma culta, é escrito após o verbo, precedido por um travessão. Porém, na forma coloquial, é possível encontrar este pronome precedendo o verbo da seguinte maneira: “ela me contou sobre a sua viagem”. O “me” se diferencia do pronome “mim” pela sua tonicidade e por não necessitar de preposição.
É correto dizer “para mim”?
A expressão “para mim” está gramaticalmente correta. Como já foi explicado, “mim” é um pronome oblíquo tônico da primeira pessoa do singular e aparece como objeto indireto na frase. Dessa forma, “para mim” é a junção da preposição “para” com o pronome “mim” e é usado como objeto indireto da frase, ou seja, quem “recebe” a ação expressa pelo verbo.
Exemplos
- Pode dar esses pratos para mim, por favor.
- Ela deu um chocolate para mim.
- Eles contaram a história para mim.
Portanto, a expressão “para mim” está correta e é usada como objeto da frase. Assim, tanto “mim” quanto “me” são pronomes pessoais oblíquos de dois gêneros referentes à primeira pessoa do singular (eu). Estes pronomes se diferem pela sua tonicidade e por serem necessariamente precedidos ou não por preposições. Quer saber mais? Veja também a matéria sobre para mim ou para eu para sanar dúvidas sobre o uso de cada expressão e continue aprendendo!
Atualizado em 22 junho, 2020