Nada a ver ou nada haver
Nada a ver é uma expressão usada para indicar que alguma coisa não está relacionada à outra.
Eu não tenho nada a ver com esse problema.
Nada haver é formada pelo advérbio “nada” juntamente ao verbo “haver”, porém não é uma expressão com significado específico.
Como nada havia para ajudar, fui embora.
Quando usar nada a ver
A expressão “nada a ver” é usada para indicar que algo não possui relação ou correspondência à alguma outra coisa que está se discutindo. Além disso, muitas vezes aparece com uma dupla negativa, como “não te nada a ver”. Essa construção está correta e representa uma negativa, sendo que é encontrada principalmente na linguagem cotidiana.
Exemplos
- Essa roupa não tem nada a ver comigo.
- A história que você contou não tem nada a ver com a situação.
- A briga deles não tem nada a ver conosco.
- A trilha sonora não tem nada a ver com o filme.
Logo, “nada a ver” geralmente usado em dupla negativa, representa essa falta de relação entre duas ou mais coisas que estão sendo colocadas no mesmo contexto.
Quando usar nada haver
Assim como já foi dito, a expressão “nada haver” não possui um sentido próprio a ela. Essa expressão é formada pelo advérbio “nada” e o verbo “haver”. Dessa forma, o advérbio modifica o sentido do verbo que o procede. Sendo assim, uma simples sequência de palavras sem um significado específico.
Exemplos
- Ficaram em silêncio por nada haver para conversar.
- Quando notou que nada havia a se fazer, partiu.
- O pai ficou bravo com o filho por nada haver dito quando quebrou o vaso.
- Por nada haver sido solicitado, a funcionária se retirou da sala do chefe.
Portanto, essas duas expressões, mesmo que homófonas (possuem a mesma pronúncia), elas aparecem de diferentes formas de acordo com o uso. Lembre-se de que “nada a ver” é uma expressão que indica a falta de relação entre duas coisas, enquanto “nada haver” é apenas uma sequência de palavras formada por um advérbio e um verbo. Se quer aprender mais e escrever sem medo, veja também sobre à vista, a vista ou avista. Bons estudos!
Atualizado em 29 junho, 2020