Nos é um pronome pessoal oblíquo átono relacionado à primeira pessoa do plural “nós”. Este pronome transmite a ideia de “para nós”, “a nós” ou “em nós”.
A professora nos explicou a matéria.
Nós é um pronome pessoal do caso reto, mais especificamente o pronome na primeira pessoa do plural. Geralmente, esta palavra aparece como sujeito da oração.
Nós pedimos para que a professora explicasse a matéria.
“Nos”, como já foi dito, é um pronome oblíquo – ou seja, desempenha função de objeto na frase – referente à primeira pessoa do plural. A palavra “nos” pode exercer função tanto de objeto direto quanto indireto, assim como outros pronomes oblíquos.
Assim, “nos” é um pronome oblíquo átono e realiza função de objeto da frase, ou seja, ele recebe a ação expressa pelo verbo. Além de “nos”, outros pronomes oblíquos átonos são: te, me, vos.
A palavra “nós” é um pronome de caso reto, referente à primeira pessoa do plural. Geralmente, termos que se encaixam nesta definição exercem função de sujeito na frase.
Assim, como um pronome de caso reto referente à primeira pessoa do plural, “nós” indica um grupo de pessoas em que o falante da frase está incluso. Ademais, devida a sua função gramatical, na maioria dos casos, “nós” exerce função de sujeito da oração.
A palavra “noz” é bem diferente de “nos” e “nós”. Enquanto estes termos são pronomes e se diferenciam especialmente devido à sua função dentro de uma frase, “noz” é um substantivo feminino que se refere ao fruto da nogueira.
Portanto, “nos” se refere ao pronome oblíquo átono relacionado à primeira pessoa do plural e é objeto direto ou indireto nas orações. Já “nós” corresponde a primeira pessoa do plural do caso reto e exerce função de sujeito. Quanto a “noz”, esta palavra se refere ao fruto da nogueira. Se você quer continuar aprendendo e solucionando suas dúvidas, veja a matéria sobre incômodo ou incomodo e continue os seus estudos!