Obrigado ou obrigada
Obrigado ou obrigada? Você sabe como concordar este adjetivo que serve para expressar gratidão? Continue lendo e entenda como funciona o uso desta palavra que pode causar muita confusão e é tão utilizada no dia a dia.
Como fazer a concordância do obrigado
Algumas pessoas acreditam que a palavra “obrigado” deve concordar com aquele com quem se fala. Ou seja, se você estiver agradecendo a uma mulher, deve usar “obrigada”, ainda que você seja um homem. Contudo, este raciocínio está incorreto. A concordância deve, sim, ser feita de acordo com o gênero. No entanto, trata-se do gênero de quem está falando. Compreenda:
Exemplos
- Homem: O homem, ao agradecer, deve dizer “obrigado”. Logo, ao final de uma entrevista de emprego, por exemplo, um homem diria “Muito obrigado pela oportunidade”.
- Mulher: Uma mulher, por sua vez, deve usar a forma feminina do adjetivo, “obrigada”. Por isso, na mesma situação de entrevista de emprego, ela diria “Muito obrigada pela oportunidade”.
- Grupo: Assim como ocorre com outros adjetivos, o “obrigado” deve concordar não só em gênero, mas também em número. Logo, um homem ou uma mulher agradecendo em nome de um grupo de pessoas – composto por homens ou por homens e mulheres – deve dizer “obrigados”. O único caso em que se poderia usar “obrigadas” seria o caso de uma mulher que agradece em nome de um grupo formado apenas por mulheres.
Simples, né? Agora você não vai errar mais!
Videoaula sobre o uso do obrigado
Que tal assistir uma videoaula pra fixar o conteúdo e ver alguns outros exemplos?
Obrigado ou obrigada: Como agradecer?
Neste vídeo, você terá acesso a uma explicação sobre o uso do “obrigado”, em suas formas masculina, feminina e plural.
Você gostou desta matéria? Obrigada! Agora, compartilhe com seus amigos! Não deixe sanar as dúvidas aqui! Afinal, conhecimento nunca é demais. Falando nisso, você sabe a diferença entre demais ou de mais?
Publicado em 16 de abril de 2020