Paralisação ou paralização

A forma correta é paralisação porque corresponde ao substantivo feminino derivado do verbo “paralisar”, também escrito com “s”. Exemplo: “a paralisação das atividades será por tempo indeterminado”. Descubra mais sobre a confusão entre paralisação e paralização!

Paralisação ou paralização?

É comum termos dúvidas sobre o uso das letras “s” ou “z” na escrita de algumas palavras, visto que a letra “s” tem o mesmo som da letra “z” quando está entre vogais, por exemplo: precisar, análise, tesoura, aviso, surpresa etc. Para compreender melhor a grafia da palavra paralisação, precisamos saber como ela é formada. Ocorre a partir de uma derivação que acrescenta o sufixo -ção ao verbo paralisar. Esse verbo, por sua vez, tem origem na palavra grega parálysis também grafada com “s”. Assim, “paralisação” é escrita com “s” em função dessas questões etimológicas.

Exemplos

  • É preciso que ocorra uma paralisação efetiva de atividades não-essenciais da empresa para evitar que ela declare falência nos próximos meses.
  • O período de paralisação das aulas será compensado em um novo calendário.
  • Amanhã, haverá paralisação da linha amarela do metrô para reparos das 9h às 10h.

Não há mais dúvidas sobre quanto a paralisação ou paralização. Compreendidos os motivos que regem a grafia de paralisação, vamos aprender mais sobre o assunto? Agora responda: é quiser ou quizer?

Érica Paiva Rosa

Professora, redatora e produtora cultural. Mestre em Letras e apaixonada por literatura.