Passo é um substantivo masculino relacionado ao ato de caminhar, movimentos de dança e também pode ser a conjugação do verbo “passar” em primeira pessoa do singular (eu).
Seus passos são largos.
Paço é um substantivo masculino, usado para indicar um palácio, um edifício público ou sede de governo municipal.
O Paço dos Açorianos, em Porto Alegre, é um edifício tombado.
A palavra “passo”, assim como já foi dito, é um substantivo masculino que indica o ato de afastar os pés, movendo-os para andar. Além disso, pode também se referir ao espaço percorrido quando se coloca um pé em frente do outro para andar ou o som produzido pelo caminhar. Ademais, este substantivo também pode representar as diferentes posições em uma dança. Outra utilização possível da palavra em questão é como conjugação do verbo “passar” em primeira pessoa do singular (eu).
Logo, “passos” é um substantivo masculino usado quando se refere ao ato de caminhar, ao som produzido por esta ação, aos movimentos de danças ou ao verbo “passar” em primeira pessoa do singular. Alguns sinônimos da palavra “passo” são: andar, passada, movimento etc.
O termo “paço” não é muito utilizado atualmente, sendo relacionado aos edifícios históricos. Assim, esta palavra indica um palácio, um edifício público ou sede de governo municipal.
Portanto, apesar de possuírem a mesma pronúncia, as palavras “passo” e “paço” tem fins bem diferentes. Enquanto “passo” indica uma caminhada, movimento de dança ou uma conjugação do verbo passar e é bastante usada, “paço” representa um palácio ou edifício público e não é muito usado atualmente fora deste contexto histórico. Se você deseja ver mais sobre esses assuntos e acertar o uso dos termos, acesse também incômodo ou incomodo e continue aprendendo!