A forma correta é pelo, sem acento circunflexo, correspondendo tanto ao substantivo quanto à preposição, a depender do contexto. Exemplo: “o cachorro solta muito pelo e espalha tudo pelo quarto”. Entenda a confusão entre pelo e pêlo!
Antes do Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em 2009, utilizava-se o acento circunflexo no substantivo “pelo” para diferenciá-lo da preposição de mesma grafia. Entretanto, o Acordo aboliu o uso do acento nessa palavra. Portanto, a diferenciação de sentidos deve ocorrer em função do contexto em que o termo está empregado.
Sabendo que a palavra “pelo” é grafada sem acento, vamos aprender um pouco mais sobre os sentidos que ela pode expressar.
Enquanto substantivo masculino, o termo “pelo” refere-se à estrutura filamentosa que cobre considerável parte da pele dos humanos e dos animais. Já enquanto preposição, o termo “pelo” é formado através da fusão da preposição “por” e do artigo ou do pronome demonstrativo “o”. Assim, a preposição “pelo” é utilizada para expressar uma relação de espaço ou de tempo (como “através de”, “ao longo de” etc.) e a ideias de “a favor de algo”, “por causa de algo”.
Retomando, o termo “pelo” é grafado sem acentuação, seja enquanto substantivo ou preposição. Aprenda outras questões definidas pelo Acordo Ortográfico de 2009 lendo a matéria dia a dia ou dia-a-dia.