A forma correta é peça, com “ç”, porque a grafia “pessa”, com “ss”, não existe na língua portuguesa. Exemplo: “comprei um faqueiro de 100 peças para nossa casa”. Entenda a confusão entre peça e pessa!
A palavra peça, grafada com “ç”, corresponde ao substantivo feminino que possui diversos significados ou em formas verbais. No tocante ao verbo, pode se tratar da forma conjugada do verbo “pedir” na 1ª pessoa do singular (eu) e na 3ª pessoa do singular (ele/ ela/ você) no tempo presente do modo subjuntivo ou na 3ª pessoa do singular (você) do modo imperativo.
Enquanto substantivo, “peça” pode significar a parte de uma máquina (exemplo: um motor), de uma coleção (exemplo: obras de arte) ou de um conjunto (exemplo: faqueiro). No campo semântico do teatro, “peça” nomeia o texto que se destina à encenação teatral, como também a própria representação dramatizada do texto. Além disso, na linguagem figurada, “peça” nomeia uma pessoa que chama atenção pelo comportamento fora do comum.
Como vimos, a palavra peça é grafada com “ç” e possui muitos significados a depender do contexto. Sabendo disso, que tal aprender mais sobre o assunto lendo a matéria? Quando será que devemos usar possa ou poça? Será que ambas as formas existem?