Corrimãos ou corrimões estão corretas porque, atualmente, ambas as palavras são dicionarizadas e aceitas na linguagem formal.
Tanto corrimãos quanto corrimões podem ser usadas para formar o plural da palavra “corrimão”: uma peça que serve de apoio à mão para quem sobe ou desse uma escada.
A palavra corrimão é formada por aglutinação: “correr” + “mão”. Com um processo de lexicalização semântica, esse substantivo deixou de ser a união de duas palavras e ganhou significado próprio. Tendo em vista a relação dos dois vocábulos apresentados e sabendo que o plural de “mão” é “mãos”, originalmente, bem como a forma plural mais usada ainda hoje é corrimãos.
Apesar da forma mais utilizada ser “corrimãos”, no português, temos a tendência de formar o plural das palavras terminadas em “ão” com “ões”, por exemplo: sermão/sermões; padrão/padrões. Assim, com a recorrência de uso e com o passar do tempo, o plural “corrimões” se tornou consagrado e foi dicionarizado.
Você pode utilizar tanto corrimãos quanto corrimões sem medo de errar, pois as duas formas estão corretas! Para aprender mais, confira também o plural de mamão. Bons estudos!