Plural de qualquer

O plural da palavra qualquer é quaisquer porque ocorre a flexão em número somente do primeiro elemento da palavra “quais”. A seguir, entenda melhor.

Qual o plural de qualquer?

A palavra qualquer é formada por justaposição, isto é, há a junção de duas palavras que formam um único vocábulo: qual + quer = qualquer. O primeiro elemento é um pronome variável, assim, o plural de “qual” é “quais”. Já o segundo elemento vem do verbo “querer”, que é invariável. Por isso, somente o primeiro elemento recebe a marca de plural e o segundo elemento permanece igual: quaisquer. Observe os exemplos!

Exemplos

  • Quaisquer sejam seus sonhos, nunca desista!
  • Quaisquer semelhanças são coincidências.
  • Quaisquer pessoas que queiram ajudar são bem-vindas.
  • Os animais, quaisquer que sejam, merecem nosso respeito.
  • Quaisquer problemas, podem falar comigo.

Geralmente, palavras terminadas em -r formam plural acrescentando -es ao final do singular, porém, como exposto, o último elemento de qualquer é invariável, por isso, essa regra não se aplica aqui. Que tal aprender mais? Confira também o plural de chapéu.

Suélen Domingues

Formada em Letras Português/Inglês, pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Literatura e Historicidade. Poeta. Revisora. Redatora. Contra a violência do mundo a violência da palavra.